Blog | 7 passos para acabar com os puxões durante o passeio

7 passos para acabar com os puxões durante o passeio

 

Seu cão puxa no passeio? Saiba que esse é o problema mais comum entre donos de cachorro. Mas existe uma maneira de mostrar ao seu cão como ele deve se comportar na rua, e é bem mais simples do que você imagina. Continue lendo e tenha acesso a um infográfico gratuito com 7 passos para acabar com os puxões.

 

Índice:

 

  • Por que seu cachorro puxa no passeio
  • Resolva primeiro o problema da reatividade
  • Usar esse tipo de coleira vai piorar tudo
  • Guia: 7 passos para acabar com os puxões

 

Assim como você, seu cachorro é um animal que precisa gastar energia para não viver entediado e acabar estressado, ansioso ou hiperativo. Porém, se você já tem um cachorro a algum tempo, você sabe como é difícil manter uma rotina de passeios quando ele insiste em arrastar você por todo lugar.

 

O mais provável é que você acabe desistindo, porque é natural adiar um compromisso que para você é desagradável. O problema é que isso tende a piorar o cenário, porque a energia acumulada do seu cachorro será transformada em problemas de comportamento dentro de casa.

 

Você quer acabar de uma vez por todas com os puxões? Então esse artigo foi feito especialmente para você. Mas você precisa estar disposto a assimilar tudo o que será dito e aplicar no dia a dia com inteligência. Lembre-se, as coisas que são aparentemente óbvias, geralmente são negligenciadas.

 

E se ao final do texto você concluir que nada foi novidade, tem alguma coisa errada. Ou seu cão já deveria passear educadamente, ou você precisará voltar o texto e ler tudo de novo. Desculpe ser tão direta, mas não existe solução milagrosa. Tudo demanda esforço e é mais fácil solucionar um problema quando você entende a razão por trás dele.

 

Isso faz algum sentido para você? Então leia esse artigo com atenção e coloque em prática os 7 passos para acabar com os puxões que seu cachorro dá durante o passeio.

 

 

Por que seu cachorro puxa durante o passeio

 

Sendo bem direto, seu cachorro puxa por duas razões:

 

1- Ele percebe que ir a um local específico serve mais ao interesse dele que andar ao seu lado;

2- Ele percebe que, ao puxar, você acaba cedendo. Isso mostra para ele que a estratégia de puxar é eficaz.

 

Por isso a solução também pode ser dividida em duas:

 

1- Você precisa convencê-lo que andar ao seu lado é bem mais vantajoso;

2- Você precisa adquirir a habilidade necessária para guiar seu cão no processo.

 

Vamos falar melhor disso nos próximos parágrafos, por isso continue lendo.

 

 

Resolva primeiro o problema da reatividade

 

Reatividade é toda reação descontrolada que um cão apresenta ao entrar em contato com um certo estímulo: uma pessoa, outro animal, um automóvel, etc. Quando você passeia com um cachorro reativo, qualquer coisa é motivo para um puxão. Ele avista algo diferente e imediatamente precisa se aproximar, ou se afastar daquilo.

 

Essas reações vêm da dificuldade do cão em lidar com suas próprias emoções frente à determinada situação. É como uma amiga viciada em compras que precisa necessariamente olhar todas as vitrines e entrar em cada loja do shopping, quando tudo o que você deseja é caminhar tranquilamente pelos corredores.

 

Seu cachorro é reativo? Então eu preciso lhe dizer 3 coisas:

 

1- Cães reativos são mais ansiosos e estressados, porque eles têm dificuldade de relaxar.

2- Ansiedade e estresse causam um dano irreparável na saúde física e mental de qualquer cão no longo prazo.

3- Ensinar um cachorro assim a passear sem puxar é uma tarefa quase impossível.

 

Vou deixar aqui embaixo duas leituras complementares caso você realmente queira ajudar seu cachorro a superar os problemas da reatividade:

 

Leia também: 4 dicas para prevenir a reatividade no passeio

 

Leia também : O que fazer para seu cachorro finalmente relaxar no passeio

 

 

Usar peitoral no passeio vai piorar tudo

 

Utilize uma ferramenta que trabalhe a seu favor, e não o contrário. Peitorais foram desenvolvidos para cães que puxam carga, como os Huskies na neve que vimos tanto nos filmes da Disney quando criança. Eles permitem que seu cachorro utilize toda a força contra você com um objetivo: ir aonde ele bem entender levando o que vem atrás (você já sabe quem).

 

Se você passeia com um cachorro que puxa, usar um peitoral vai dificultar muito qualquer avanço. Se ele é reativo, isso é praticamente suicídio. Nesse momento você precisa de uma coleira que te dê mais controle e garanta redirecionamentos rápidos e eficazes durante o passeio.

 

Quando ele souber passear educadamente ao seu lado, aí sim você poderá escolher a coleira que preferir.

 

Leia também: Como escolher a melhor coleira para o seu cachorro

 

 

 

7 passos para acabar com os puxões durante o passeio

 

 

No início desse artigo eu disse que a solução para os puxões pode ser dividida em duas partes:

 

1- Você precisa convencer seu cão que andar ao seu lado é bem mais vantajoso;

2- Você precisa adquirir a habilidade necessária para guiar seu cão no processo.

 

Para resolver esse problema eu criei um exercício. O objetivo dele é mostrar ao seu cão que prestar atenção em você no passeio é bem mais vantajoso. E para facilitar sua vida, dividi tudo em 7 passos totalmente ilustrados. De verdade, qualquer pessoa é capaz de entender e aplicar esse exercício.

 

E o melhor, ele é totalmente GRÁTIS. Basta clicar no link abaixo e solicitar sua cópia agora mesmo.

 

Baixe aqui o infográfico: Guia educativo de passeio

 

Também vou disponibilizar um vídeo complementar onde falo mais sobre as razões por trás dos puxões, e que coleira eu costumo usar nos passeios com meus cães. Agora é com você!